Blog

Como conquistar e manter a satisfação do cliente

13 de março de 2019

por Carla Jaróla

Estamos em uma era de alta competitividade, na qual se diferenciar passa a ser um requisito essencial. Seja com apresentações empresariais que surpreendam ou mesmo com o seu produto, é necessário ir além não somente para conquistar, mas também para manter seus clientes.

Sabe aquele famoso jargão “conquistar o cliente é fácil, difícil é mantê-lo”? Ele faz total sentido. Philip Kotler, o escritor considerado “pai do marketing”, diz em sua obra “Marketing 4.0” que uma empresa pode perder até 80% de sua clientela muito insatisfeita, mas apenas 10% dos que estão satisfeitos e somente 2% daqueles que estão muito satisfeitos.

Ou seja, fidelizar clientes deve ser tão ou até mais importante que conquistá-los e para isso, toda uma cadeia de serviços deve ser considerada, desde a prospecção até a finalização, contando com o atendimento e a execução. Mas como criar esse relacionamento de parceria? É o que mostro a seguir:

Conhecer o cliente

Já falamos em posts anteriores que conhecer bem seu cliente é um requisito básico. Aqui vale também acompanhar suas redes sociais, seu relacionamento com o público e o posicionamento do seu cliente.

A partir daí, estude seus pontos positivos e negativos, além de como você pode ajudar em cada um deles. E mostre a ele a importância de responder comentários de forma personalizada e solucionar as reclamações, já que o público volta a fazer negócios quando se sente acolhido e atendido.

Ser gentil e saber ouvir

Aquelas pequenas gentilezas e o cuidado em saber ouvir o outro fazem toda a diferença. Um tom de voz tranquilo e simpático no atendimento, o sorriso, as famosas palavrinhas “por favor” e “obrigada” podem parecer atitudes simples, mas ficam na memória de seus clientes.

Praticar a empatia

Ou seja: coloque-se no lugar do público do seu cliente. O atendimento deve estar totalmente alinhado, pois é ele quem receberá e irá fazer o “filtro” das reclamações ou solicitações. Quanto mais munido de informações e preparo ele estiver, mais eficaz será seu trabalho.

Mantendo essas três práticas constantes, será mais fácil manter clientes por perto, com grandes possibilidades de eles estarem satisfeitos. E de o seu cliente ter muito mais sucesso em seus negócios.

Posts relacionados

O que você quer conquistar?

Clientes que conquistamos

LEGO
Samsung
M. Dias Branco
Neo Química
SEB
SC Johnson
Grupo DPSP
Danone
Coty
L'Oréal
Bayer
XP
Eurofarma
JDE
Gerdau
Nivea
Syngenta
Assaí
Cosan
Yamaha
TOTVS
Magalu
Toyota
Porto
Natura
Amazon
Pierre Fabre
Klabin
TheraSkin
Suzano
PremieRpet
Zoetis
Flora
ISA
Harald
Bioage
C&A
Aramis
Danone
ESPM
Accor
Hypera Pharma
Instituto Cultural Vale
TecBan
Aspen Pharma
Rosset
Colgate
Haleon
Pepsico
Jallcard
Projetarg
S4Log
Teadit
LDC (Louis Dreyfus Company)
Cybba
Loupit
Tenda
Full Commerce Brasil
JBS
Greco & Guerreiro
Sherwin-Williams
PEERS
4solution Group
BonifiQ
Remessa Online
Grupo EPR
Premix
WDC Networks
Takoda
Verzani & Sandrini
AFL
Gomes da Costa
Kikkoman
Sindusfarma
DF Incorporadora
Vitru
Ecom Energia
Cielo
3S Networks
Hunter Douglas
Takoda Data Centers
Ecorodovias
Grupo Maringá
Silimed
EPL Seguros
Seu Ativo
Abrabe
Axial Brasil
Tigre
Tecverde
Genoa
EcoFiber
Pontoon Clean Tech
Fibertec Telecom
Fras-le
Conexa
CentroSucar
Knauf
ABAC
ABRASCE
Grupo Visual Systems
ComparaCAR
ANR
Seven Trade
Ardagh Group
Aceleraí
Alper
Ambiental
Santos Brasil
Godoy Teixeira
Zaraplast
Takao
Interatell
Noemia Investimentos
Windlog
Stratesys
LEGO
Samsung
M. Dias Branco
Neo Química
SEB
SC Johnson
Grupo DPSP
Danone
Coty
L'Oréal
Bayer
XP
Eurofarma
JDE
Gerdau
Nivea
Syngenta
Assaí
Cosan
Yamaha
TOTVS
Magalu
Toyota
Porto
Natura
Amazon
Pierre Fabre
Klabin
TheraSkin
Suzano
PremieRpet
Zoetis
Flora
ISA
Harald
Bioage
C&A
Aramis
Danone
ESPM
Accor
Hypera Pharma
Instituto Cultural Vale
TecBan
Aspen Pharma
Rosset
Colgate
Haleon
Pepsico
Jallcard
Projetarg
S4Log
Teadit
LDC (Louis Dreyfus Company)
Cybba
Loupit
Tenda
Full Commerce Brasil
JBS
Greco & Guerreiro
Sherwin-Williams
PEERS
4solution Group
BonifiQ
Remessa Online
Grupo EPR
Premix
WDC Networks
Takoda
Verzani & Sandrini
AFL
Gomes da Costa
Kikkoman
Sindusfarma
DF Incorporadora
Vitru
Ecom Energia
Cielo
3S Networks
Hunter Douglas
Takoda Data Centers
Ecorodovias
Grupo Maringá
Silimed
EPL Seguros
Seu Ativo
Abrabe
Axial Brasil
Tigre
Tecverde
Genoa
EcoFiber
Pontoon Clean Tech
Fibertec Telecom
Fras-le
Conexa
CentroSucar
Knauf
ABAC
ABRASCE
Grupo Visual Systems
ComparaCAR
ANR
Seven Trade
Ardagh Group
Aceleraí
Alper
Ambiental
Santos Brasil
Godoy Teixeira
Zaraplast
Takao
Interatell
Noemia Investimentos
Windlog
Stratesys
Kings Comunicação

Rumo à conquista!