Blog

Apresentação em PowerPoint e a Guerra do Afeganistão

10 de julho de 2018

por Leonardo Salomon

Você, que acompanha os posts da Kings sobre apresentação corporativa, leu recentemente nossas dicas sobre o que evitar na hora de elaborar uma apresentação. Você que ainda não leu, vale a pena dar uma olhada aqui.

Muitas das nossas apresentações abordam assuntos complexos ou muito técnicos. Uma das vantagens de uma boa apresentação é justamente simplificar as coisas, tornar algo extremamente complicado em algo compreensível. A ideia é dar prioridade às coisas, destacar o conteúdo mais relevante e transmitir de forma clara qual a mensagem principal de sua apresentação. O público tem que conseguir dizer, em uma palavra ou uma frase, qual a “lição” da apresentação.

Agora imagine uma guerra, mais precisamente a guerra dos EUA e aliados contra os terroristas da Al Qaeda, no Afeganistão. É uma situação muito delicada, que envolve a vida de milhares de soldados e milhões de civis, bilhões de dólares e um arsenal enorme, além das consequências políticas.

Bem, como nas batalhas entre as empresas, a guerra do Afeganistão também tinha suas apresentações em PPT.

O objetivo delas era mostrar os resultados das ações executadas e informar sobre as estratégias futuras para a região. Qualquer semelhança com sua empresa não é mera coincidência…

Acontece que, em um determinado dia o Pentágono resolveu fazer uma apresentação em Power Point explicando aos comandantes do exército as condições de segurança, economia e política no Afeganistão, para que eles tivesse uma visão geral do contexto e pudessem, com isto, pensar em suas estratégias. E este foi o resultado:

Segundo o Pentágono, as setas azuis escuras representam as Forças de Segurança Nacional do Afeganistão, com o inimigo em vermelho. As outras setas destacam corrupção, favoritismo tribal e tráfico de drogas.

Entenderam?

A resposta do General Stanley McChristal – responsável por implementar a estratégia – foi a seguinte:

Até conseguirmos compreender o slide, já teremos ganho a guerra!

Este slide ficou famoso no mundo todo como exemplo de uma péssima apresentação, apesar do trabalho enorme para ser elaborado.

Mas qual lição esta história pode dar para o mundo corporativo?

Primeiro, assim como uma apresentação tem um roteiro e uma mensagem principal, cada slide também tem sua mensagem principal, definida no roteiro.

Segundo: less is more! Quanto menos informações o slide tiver, melhor. Isso define prioridades e mostra o que é secundário. Não queira colocar toda a informação, mesmo que toda ela seja relevante para você.

Coloque apenas o que é relevante para atingir seu objetivo! Caso contrário, ele não será alcançado – como aconteceu no caso do Afeganistão.

Posts relacionados

O que você quer conquistar?

Clientes que conquistamos

LEGO
Samsung
M. Dias Branco
Neo Química
SEB
SC Johnson
Grupo DPSP
Danone
Coty
L'Oréal
Bayer
XP
Eurofarma
JDE
Gerdau
Nivea
Syngenta
Assaí
Cosan
Yamaha
TOTVS
Magalu
Toyota
Porto
Natura
Amazon
Pierre Fabre
Klabin
TheraSkin
Suzano
PremieRpet
Zoetis
Flora
ISA
Harald
Bioage
C&A
Aramis
Danone
ESPM
Accor
Hypera Pharma
Instituto Cultural Vale
TecBan
Aspen Pharma
Rosset
Colgate
Haleon
Pepsico
Jallcard
Projetarg
S4Log
Teadit
LDC (Louis Dreyfus Company)
Cybba
Loupit
Tenda
Full Commerce Brasil
JBS
Greco & Guerreiro
Sherwin-Williams
PEERS
4solution Group
BonifiQ
Remessa Online
Grupo EPR
Premix
WDC Networks
Takoda
Verzani & Sandrini
AFL
Gomes da Costa
Kikkoman
Sindusfarma
DF Incorporadora
Vitru
Ecom Energia
Cielo
3S Networks
Hunter Douglas
Takoda Data Centers
Ecorodovias
Grupo Maringá
Silimed
EPL Seguros
Seu Ativo
Abrabe
Axial Brasil
Tigre
Tecverde
Genoa
EcoFiber
Pontoon Clean Tech
Fibertec Telecom
Fras-le
Conexa
CentroSucar
Knauf
ABAC
ABRASCE
Grupo Visual Systems
ComparaCAR
ANR
Seven Trade
Ardagh Group
Aceleraí
Alper
Ambiental
Santos Brasil
Godoy Teixeira
Zaraplast
Takao
Interatell
Noemia Investimentos
Windlog
Stratesys
LEGO
Samsung
M. Dias Branco
Neo Química
SEB
SC Johnson
Grupo DPSP
Danone
Coty
L'Oréal
Bayer
XP
Eurofarma
JDE
Gerdau
Nivea
Syngenta
Assaí
Cosan
Yamaha
TOTVS
Magalu
Toyota
Porto
Natura
Amazon
Pierre Fabre
Klabin
TheraSkin
Suzano
PremieRpet
Zoetis
Flora
ISA
Harald
Bioage
C&A
Aramis
Danone
ESPM
Accor
Hypera Pharma
Instituto Cultural Vale
TecBan
Aspen Pharma
Rosset
Colgate
Haleon
Pepsico
Jallcard
Projetarg
S4Log
Teadit
LDC (Louis Dreyfus Company)
Cybba
Loupit
Tenda
Full Commerce Brasil
JBS
Greco & Guerreiro
Sherwin-Williams
PEERS
4solution Group
BonifiQ
Remessa Online
Grupo EPR
Premix
WDC Networks
Takoda
Verzani & Sandrini
AFL
Gomes da Costa
Kikkoman
Sindusfarma
DF Incorporadora
Vitru
Ecom Energia
Cielo
3S Networks
Hunter Douglas
Takoda Data Centers
Ecorodovias
Grupo Maringá
Silimed
EPL Seguros
Seu Ativo
Abrabe
Axial Brasil
Tigre
Tecverde
Genoa
EcoFiber
Pontoon Clean Tech
Fibertec Telecom
Fras-le
Conexa
CentroSucar
Knauf
ABAC
ABRASCE
Grupo Visual Systems
ComparaCAR
ANR
Seven Trade
Ardagh Group
Aceleraí
Alper
Ambiental
Santos Brasil
Godoy Teixeira
Zaraplast
Takao
Interatell
Noemia Investimentos
Windlog
Stratesys
Kings Comunicação

Rumo à conquista!