Blog

A importância do visual

20 de junho de 2015

O que vem à sua mente quando você ouve o nome de um lugar, como Nova Iorque? Provavelmente os monumentos históricos, os prédios ou a movimentação das pessoas… Isso acontece porque nosso cérebro converte palavras em imagens.

Imagine essa mesma situação em uma apresentação para negócios. Ao mesmo tempo em que o público pode imaginar a Times Square, por exemplo, pode ir além e se perder em meio a tantas informações.

Mas se o apresentador, ao falar da cidade, mostrar a Times Square, ele faz com que a audiência mantenha a imaginação somente naquele local, impedindo que eles tenham interpretações diversificadas ou passem a imaginar outras situações.

Recursos audiovisuais como imagens, ilustrações, gráficos, áudios e vídeos, entre outros, são ótimas ferramentas para transmitir conceitos precisos em apresentações profissionais. Eles devem ser somados às palavras, para que se complementem e traduzam completamente a mensagem.

Imagens também auxiliam o apresentador, mesmo aquele mais experiente. Voltando ao exemplo de Nova Iorque, quem apresenta pode até dispersar sua fala ao mencionar a Times Square para os acontecimentos do local e sua história.

Mas se o slide ilustra exatamente aquele lugar e vai de acordo com o tema proposto, logo o apresentador consegue retomar seu raciocínio e continuar a apresentação sem dificuldades.

Por isso, ter uma mensagem principal definida para cada slide é essencial. O excesso delas em uma única tela atrapalha a compreensão do público e do apresentador, que pode se perder em meio a tanto conteúdo.

Ainda falando em imagens, você já parou para pensar no que vem antes da sua apresentação para negócios? O slide de descanso – para o caso de eventos comerciais e empresariais – e a capa são bons recursos para preparar a audiência.

Já o slide descanso é aquele que se mantém na tela enquanto a plateia se aproxima. Ele deve ser simples, contando com um pequeno insight sobre a apresentação, como a logomarca da empresa.

A capa é algo além. Ela traz o logo e um slogan, que informa exatamente o assunto a ser apresentado. A capa não precisa – obrigatoriamente – vir logo após o slide de descanso, mas é importante que esteja próxima para não haver uma “quebra” de informações.

Para contextualizar: se o apresentador que falava de Nova Iorque quisesse, ele poderia criar uma breve introdução sobre a cidade para, em seguida, falar sobre seu produto ou serviço. Neste caso, a capa seria a responsável pelo desfecho da introdução.

Da próxima vez que criar uma apresentação para negócios, considere uma capa e um slide de descanso. E muito sucesso!

Posts relacionados

O que você quer conquistar?

Clientes que conquistamos

LEGO
Samsung
M. Dias Branco
Neo Química
SEB
SC Johnson
Grupo DPSP
Danone
Coty
L'Oréal
Bayer
XP
Eurofarma
JDE
Gerdau
Nivea
Syngenta
Assaí
Cosan
Yamaha
TOTVS
Magalu
Toyota
Porto
Natura
Amazon
Pierre Fabre
Klabin
TheraSkin
Suzano
PremieRpet
Zoetis
Flora
ISA
Harald
Bioage
C&A
Aramis
Danone
ESPM
Accor
Hypera Pharma
Instituto Cultural Vale
TecBan
Aspen Pharma
Rosset
Colgate
Haleon
Pepsico
Jallcard
Projetarg
S4Log
Teadit
LDC (Louis Dreyfus Company)
Cybba
Loupit
Tenda
Full Commerce Brasil
JBS
Greco & Guerreiro
Sherwin-Williams
PEERS
4solution Group
BonifiQ
Remessa Online
Grupo EPR
Premix
WDC Networks
Takoda
Verzani & Sandrini
AFL
Gomes da Costa
Kikkoman
Sindusfarma
DF Incorporadora
Vitru
Ecom Energia
Cielo
3S Networks
Hunter Douglas
Takoda Data Centers
Ecorodovias
Grupo Maringá
Silimed
EPL Seguros
Seu Ativo
Abrabe
Axial Brasil
Tigre
Tecverde
Genoa
EcoFiber
Pontoon Clean Tech
Fibertec Telecom
Fras-le
Conexa
CentroSucar
Knauf
ABAC
ABRASCE
Grupo Visual Systems
ComparaCAR
ANR
Seven Trade
Ardagh Group
Aceleraí
Alper
Ambiental
Santos Brasil
Godoy Teixeira
Zaraplast
Takao
Interatell
Noemia Investimentos
Windlog
Stratesys
LEGO
Samsung
M. Dias Branco
Neo Química
SEB
SC Johnson
Grupo DPSP
Danone
Coty
L'Oréal
Bayer
XP
Eurofarma
JDE
Gerdau
Nivea
Syngenta
Assaí
Cosan
Yamaha
TOTVS
Magalu
Toyota
Porto
Natura
Amazon
Pierre Fabre
Klabin
TheraSkin
Suzano
PremieRpet
Zoetis
Flora
ISA
Harald
Bioage
C&A
Aramis
Danone
ESPM
Accor
Hypera Pharma
Instituto Cultural Vale
TecBan
Aspen Pharma
Rosset
Colgate
Haleon
Pepsico
Jallcard
Projetarg
S4Log
Teadit
LDC (Louis Dreyfus Company)
Cybba
Loupit
Tenda
Full Commerce Brasil
JBS
Greco & Guerreiro
Sherwin-Williams
PEERS
4solution Group
BonifiQ
Remessa Online
Grupo EPR
Premix
WDC Networks
Takoda
Verzani & Sandrini
AFL
Gomes da Costa
Kikkoman
Sindusfarma
DF Incorporadora
Vitru
Ecom Energia
Cielo
3S Networks
Hunter Douglas
Takoda Data Centers
Ecorodovias
Grupo Maringá
Silimed
EPL Seguros
Seu Ativo
Abrabe
Axial Brasil
Tigre
Tecverde
Genoa
EcoFiber
Pontoon Clean Tech
Fibertec Telecom
Fras-le
Conexa
CentroSucar
Knauf
ABAC
ABRASCE
Grupo Visual Systems
ComparaCAR
ANR
Seven Trade
Ardagh Group
Aceleraí
Alper
Ambiental
Santos Brasil
Godoy Teixeira
Zaraplast
Takao
Interatell
Noemia Investimentos
Windlog
Stratesys
Kings Comunicação

Rumo à conquista!